O foco central desta pesquisa teórica é sintetizar o conceito de personalidade na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Para isso, partimos do estudo bibliográfico da psicologia reflexológica de Pavlov, Bechterev e Kornilov, ao evidenciar nesses aportes teóricos o desenvolvimento do conceito de personalidade, para dialogar com o pensamento de Lev Semionovich Vigotski, nas Obras Escogidas; em seguida, apresentamos as implicações de sua teoria histórico-cultural na educação escolar. Partindo desse diálogo, estuda-se a Teoria Histórico-Cultural, precursora da matriz psicológica que compreende o psiquismo humano, nas dimensões filogenética e ontogenética, base de uma nova psicologia que considera o desenvolvimento histórico e cultural, e contribui para a singularidade das funções psicológicas superiores como expressão da genericidade humana. Nessa perspectiva histórico-cultural, desenvolvida por Vigotski e colaboradores soviéticos, em um caminho metodológico do materialismo histórico e dialético, é concebida uma nova psicologia científica para a compreensão da essência social do homem. A personalidade do homem em uma dada sociedade compõe-se no processo de apropriação e objetivação da cultura historicamente desenvolvida nas relações concretas de vida, portanto, homem concreto. O resultado deste estudo compreende o conceito de personalidade entrelaçado nos processos de formação do psiquismo humano e na unidade afetivo-cognitivo. Entende-se, ainda, que a formação da personalidade como processo contínuo de aprendizagem é constituída pelas relações humanas, histórico-culturais e sociais, isto é, um processo de humanização que ocorre com as contribuições da educação escolar. Nesse sentido, esse homem concreto de essência e existência social possui sua individualidade como produto do desenvolvimento do sistema capitalista, por estar imerso nas condições concretas que contribuem para a formação de sua personalidade diante da dinâmica do drama ao qual pertence como sujeito social.
Palavras-chave: Educação escolar, Funções psicológicas superiores, Personalidade, Psicologia Histórico-Cultural, Teoria Histórico-Cultural, Vigostki.
A apropriação como processo de aprendizagem que internaliza o conhecimento científico desenvolve as funções psicológicas superiores para operar como um instrumento intelectual de transformação da consciência individual. Na atividade mediadora, o foco da aprendizagem é dialético em relação à atividade de reprodução e atividade de produção para a formação de um pensamento teórico.
Guilherme Palacios